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O Cliente deixou de ser Rei.

26/11/2008

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Em meio a tantas crises, as empresas parecem gostar gerar novas crises, indo de encontro aos conceitos modernos de administração , principalmente na área de marketing. Mestrados, doutorados,pós-graduação, graduação, parecem não fazer diferença em uma era definida como a do conhecimento,onde o  valor intelectual supera os demais. Essa é a diferença da teoria para a prática. Na teoria aprendemos que o cliente é o rei, devemos estender o tapete vermelho, fazer reverências, afinal é ele que nos dá o pão de cada dia. Conceito de fidelização, lindo mas só no papel ou existe preconceito contra o pessoal da classe média e pobre.Cafunga do Atlético Mineiro é que está certo: O errado é que está certo. Será simples filosofia. E o conceito de qalidade total? Acabou? Melhoria continua, palavrão na prática. É valeu estudar? Por isso muitos empresários nos questionam se temos tempo de chão de fábrica.Ah! Teorias. Existem um grande numero de empresas no Brasil, que só tratam bem o cliente na hora da venda, após venda o cliente passa a ser inimigo, o chato de calocha. Reclama toda hora, quer ganhar promoções que não lhe compete segundo estratégia da empresa, um verdadeiro pela saco. Acaba-se assim os momentos de realeza do cliente. Você telefona, um atende e desliga o telefone de proposito para não dar a resposta que você deseja ouvir, você insiste liga de novo atende outro e dar-se inicio a uma nova conversa e ele desliga e assim em diante, até você desistir, isso é qualidade total. Você escreve um e-mail reclamando eles não respondem o que você está arguindo e sim que você tem que ligar e ai começa o cirlulo vicioso. O Procon tem milhares de reclamações jogadas ao vento, pois não muda nada, o poder das empresas é muito superior ao direito do cidadão. As empresas de telefonia celular são campeãs em reclamação. A Anatel diz que o mercado tem que ter mais participantes, só que as existentes não deixam isso acontecer é um oligopólio disfarçado.Assim, quem sofre é o cliente, me lembrando os tempos de Robin Hood, sua árdua luta contra o sherife.O povo brasileiro tem que largar de ser omisso, exercer a cidadania, ser persistente nos seus objetivos.Pausa. Enfim, voltemos a razão do exposto, afinal as empresas querem ou não querem sobreviver no mercado. Fico constrangido com esse choque entre a teoria e a prática, mais uma vez o governo fora do que  ocorre no pais e a lei de Gerson mais operante do que nunca..