Blog

Artigo

Para Desenvolver Grandes Projetos temos que ter Sentimentos.

11/11/2009

1280

O que faz e transforma uma cidade são as ações de seus munícipes, pois é lá o seu habitat e eles é que desenham o seu futuro, não adianta esse futuro ser proposto por pessoas que não vivem o dia a dia da comunidade e só querem ganhar dinheiro. A comunidade tem que assumir responsabilidades, propondo mudanças quando necessárias e dirigindo através de lideranças as políticas econômicas e sociais de interesse coletivo.

Juiz de Fora, cidade Pólo da região da Zona da Mata, vive momentos difíceis de identidade, pois tem a obrigação de cuidar da região como se fosse ela própria, dividir o que pode dividir,  buscar compartilhar qualidade de vida, investimentos e riquezas. A cidade de Toledo no Paraná deu vários exemplos de mutação econômica emergida do anseio de mudanças da comunidade e tornou-se exemplo para todo o país.

Porém existe necessidade de termos uma liderança que coloque a camisa de Juiz de Fora e a abotoe, que tenha sentimentos de amor à cidade, como o Líder Inesquecível “Francisco Antônio de Mello Reis”, professor como sua maravilhosa esposa Vera de Mello Reis, professora na UFJF de História Econômica, tendo exercido os cargos de: Vereador, Prefeito, Deputado Federal Constituinte e Secretário de Estado da Indústria e Comércio de Minas Gerais, dentre outros. Francisco Antônio além de ser o melhor prefeito dos  últimos tempos, com uma visão contemporânea incomparável foi um soldado audaz na defesa de Juiz de Fora e Zona da Mata fazendo o possível e o impossível para que nós crescêssemos, como a implantação da Siderúrgica Mendes Junior, a construção do Distrito Industrial II que possibilitou a vinda da Mercedes Benz para Juiz de Fora, a realização do Seminário “Cooperação Brasil -Alemanha – Estado de Minas Gerais  em Hannover” e não foi reconhecido como um dos principais atores da vinda da Multinacional, o que é um profunda ingratidão, mas na política tudo é possível.

A construção do Mergulhão, Farol, Rodoviária, remodelação da Avenida Rio Branco, iluminação da Avenida Brasil, Milhares de praças e jardins, escolas,asfaltamento de ruas e avenidas,etc, são algumas lembranças em nossa cidade, no estado a luta continuou para trazer o porto seco, o aeroporto regional, melhoria de nossas estradas e a busca incessante de novas indústrias, pois foi Presidente do INDI e da CDI. Que falta ele nos faz atualmente na política, mas meu amigo Francisco Antônio fique certo de que suas ações sempre ficarão na memória de nossa comunidade com o único guerreiro vivo.

Outra personalidade de destaque em nossa cidade é o Empresário Luiz Geraldo Soranço, que dirigiu com dignidade, austeridade e competência a presidência do Centro Industrial de Juiz de Fora no período de 1994 á 2001. Gestão não só eficiente, mas eficaz, realizou inúmeras ações em prol de nossa cidade, em prol do empresariado e por que não em prol da região. Sua administração sedimentada em uma perfeita mudança de ações e níveis conseguiu respeito e admiração de todos. Seu jeito mineiro de extremo bom senso e austeridade com a coisa pública mudou e quebrou inúmeros paradigmas dos conceitos de associativismo e sindicalismo, conseguindo uma vez através de pesquisa feita pelo Sebrae/MG o primeiro lugar em entidade através não só de ações mas também dos processos de transparência e credibilidade. Viagens de benchmark a vários países buscando nichos de mercados com o apoio do Sebrae/MG, os empresários de Juiz de Fora e região tiveram essa oportunidade única democratizada por Luiz Geraldo, que também foi reconhecido como um dos maiores lideres pelo nosso Francisco Antônio, confissão a mim cedida por ser o seu fiel escudeiro durante as administrações municipais e estaduais, aliás com muita honra, aprendi muito e devo muito a ele, aprendi que nem sempre a competência é a questão mor , mas torna-se necessária a indexação da lealdade.

Além de 30 missões empresariais, tivemos o 1º Seminário Internacional  do País, inúmeros cursos, seminários, workshop´s com o objetivo de qualificar o empresário, magníficas festas de reconhecimento da Classe Empresarial nas suas atividades anuais, parcerias com todas as entidades irmãs em seus projetos, a viabilização da Casa do Empresário, sonho de todos os membros da diretoria e empresários, como Julio Gasparete, Aurélio Marangon, Luiz Soranço  por sua liderança empresarial  na cidade conseguiu a doação do prefeito Tarcisio Delgado, atualmente essa casa do empresário ficou com o Sistema Fiemg, o Centro Industrial de Juiz de Fora , ficou na memória de nossa comunidade e se tem seu peso de reconhecimento e esse peso muito se deve a Luiz Geraldo Soranço, logicamente não esquecendo os valorosos presidentes que por aqui passaram e deixaram o seu tijolo na construção desse conceito, como foi o caso de seu valoroso pai Luiz Soranço.

Atualmente Luiz Geraldo Soranço por reconhecimento de nosso empresariado exerce a presidência da Agência de Desenvolvimento de Juiz de Fora e Região, outra atividade que vem desempenhando com a mesma pujança do CIJF, demonstrando a todos que o fogo não apagou e  que continuará na busca do máximo para a nossa cidade e comunidade empresarial. A ADJFR vem durante a administração Soranço, fazendo a diferença nessa cidade, buscando o equilíbrio, a união e a formação de competências para termos um ambiente negocial favorável aos nossos empresários, a presença de sócios confirma esse depoimento. Fóruns de Desenvolvimento vem sendo realizados com presença forte não só de empresários como de autoridades o que nos dá a tranqüilidade de que os problemas apresentados deverão ser solucionados em pequeno espaço de tempo, caso nós assim o desejarmos.

Luiz Geraldo já postulou o cargo de executivo de nossa cidade e teve a oportunidade de se candidatar à vice e infelizmente não conseguiu esse intento que seria de melhor proveito para a nossa conjuntura, pois poderiam contribuir de fato para as nossas empresas. Porém não desistiu e hoje luta para disputar a Câmara Federal, que a nossa comunidade reconheça o valor de um homem respeitado, competente e audaz, que de certo nos trará inúmeros benefícios para a região, já que não temos representatividade política e por isso vivemos no ostracismo. Luiz Geraldo mostrou que com jogo de cintura e humildade nós conseguimos tudo, que a arrogância, a prepotência não levam ninguém a lugar nenhum.

Meus amigos tenho que agradecer a Deus essa oportunidade  de poder falar ainda em vida dessas  duas personalidades impares de nossa sociedade, vista a escassez de valores.