Blog

Artigo

Sustentabilidade, conceito mágico para Gerações Futuras.

29/02/2012

1280

Tem milhares de gente que só se preocupam com o próprio umbigo, esquecendo que eles são por natureza seres sociais e por isso devem conviver com a sociedade, contribuindo para a sua existência atual e futura.

Todos os agentes de desenvolvimento de juiz de fora estão empenhados, objetivando a realização em junho deste ano do “Encontro sobre Sustentabilidade da Zona da Mata e Campo das Vertentes – Capacitação para a Competitividade.”

 A finalidade do evento é ativar agentes e atores responsáveis pela conquista das condições fundamentais de sustentabilidade em face dos desafios impostos pelas crescentes pressões sobre capacitação e competitividade em mercados globalizados e sem fronteiras geopolíticas.

 È realmente uma ação que visa aflorar, tornar público e incrementar projetos voltados para a construção de um mundo melhor para todos, sobressaindo às questões ambientais e sociais, isso nos conforta, pois sabemos que tem gente que está mexendo, que está fazendo coisas e não só ensaísta.

 Felizmente podemos utilizar a tecnologia na questão de sustentabilidade, através de sistemas, senão vejamos:

  1. Devemos buscar e induzir o respeito ambiental em      toda sociedade;
  2. Conseqüentemente o respeito e bem estar dos      animais;
  3. Não podemos esquecer da segurança alimentar, desde      o cultivo até o consumo;
  4. Devemos maximizar os benefícios sociais;
  5. E devemos alcançar a eficiência econômica.

 O desenvolvimento sustentável significa:

  1. Sistemas de produção sustentáveis;
  2. Eficiência técnica e econômica;
  3. Recuperação e preservação de recursos naturais;
  4. Agregação e apropriação de rendas;
  5. Inclusão social;
  6. Construção e apropriação de setores;
  7. Participação e gestão social;
  8. Acesso a recursos, serviços e infraestrutura.

 Devemos incentivar nos setores produtivos a criação dos sistemas de cadeias produtivas, que deverão ser organizadas e coordenadas, através do associativismo e com liderança.

 As universidades tem um papel importante, nesse contexto, pois ela tem que instruir os atores sobre ações sustentáveis, pois falta ainda conscientização e educação. As entidades e outras instituições também tem essa responsabilidade, afinal é um trabalho de todos.

 Desenvolvimento sustentável provoca uma série de discussões apaixonadas, como podemos ver em questões especificas de meio ambiente e responsabilidade social.

Porém pode levar a conclusões equivocadas sob diversos ângulos de ponto de vista.

Acredito que step by step iremos obter os resultados pretendidos, pois envolve cultura nacional e educação.

A melhor maneira de evitar conflitos é o diálogo entre as partes, deixando fanatismo de lado, temos que definir o que é realmente desenvolvimento sustentável.

Já existe uma queda de braço entre meio ambiente e atividade econômica, nem sempre com atitudes racionais.

Temos como profissionais buscar o equilíbrio e o bom senso, isso deve nortear as negociações. O crescimento econômico cria lucro para as empresas, gera empregos e qualidade de vida para os trabalhadores, sem comprometer o direito de gerações futuras.

Todos nós devemos observar os quatro pilares fundamentais do desenvolvimento sustentável:

  1. O ambiental;
  2. O social;
  3. O Cultural;
  4. O Econômico.

 O objetivo final é o bem estar do homem.

Acredito que devemos raciocinar dessa forma, buscando nos aperfeiçoar, pois temos muito a caminhar e avançar.

Nós exigimos de nossos lideres o compromisso de uma articulação de amplo pacto de sustentabilidade do desenvolvimento.

Sabemos que iremos crescer, mas de forma consciente, gerando riquezas e empregos. A arrecadação de impostos justa irá construir políticas públicas voltadas para os nossos princípios sociais.

Os empresários sim deverão estar conscientes que esse crescimento não deve ser feito de forma predatória, a qualquer preço, tem que ser sustentável e ético.

O ambiente deve propiciar as empresas uma competitividade saudável, sendo a competição um diferencial relevante no campo da sustentabilidade.

Desenvolvimento sustentável não é privilégio das médias e grandes empresas, todos podem fazê-lo, principalmente as micros e pequenas empresas que são 99% de nosso meio produtivo, elas geram oportunidades de participação produtiva para as classes sociais de baixa renda em toda a cadeia de valor.

Finalmente, entre os pós e contras, devemos reforçar que a solução está no entendimento e o equilíbrio, os resultados irão ocorrer naturalmente.