Blog

Artigo

Diferenciação entre Crescimento e Desenvolvimento.

17/08/2012

1280

A pergunta a ser respondida é: “Como crescer” ou “Qual crescimento desejamos”.

Para que possamos responder isso devemos adotar o procedimento de construirmos um Plano de Ação – Planejamento. Um Plano Diretor da Cidade.

Existem políticos e gestores da coisa pública que insistem em mostrar para a sociedade a sua preocupação com o desenvolvimento econômico do município. Alguns até preferem colocar em outros termos: Desenvolvimento Sustentável.

Mas será que os mesmo (políticos) estão conscientes do que vem a ser desenvolvimento econômico?

Desenvolvimento (em geral) é um processo dinâmico de melhoria, que implica uma mudança. uma evolução,crescimento e avanço.

Desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento que procura satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades.

O desenvolvimento sustentável sugere, de fato, qualidade em vez de quantidade, com a redução do uso de matérias primas e produtos e o aumento da reutilização e da reciclagem.

Atualmente o modelo de crescimento econômico gerou enormes desequilíbrios; se, por um lado, nunca houve tanta riqueza e fartura no mundo, por outro lado, a miséria, a degradação ambiental e a poluição aumentam dia a dia.

A diferença entre crescimento e desenvolvimento é que o crescimento não conduz automaticamente à igualdade nem à justiça social; o desenvolvimento, por sua vez, preocupa-se com a geração de riquezas, mas tem o objetivo de distribuí-las, de melhorar a qualidade de vida de toda a população, levando em consideração, portanto a qualidade ambiental do planeta.

Vejamos, executivos municipais disseram em seus discursos e debates: Eu construí vários postos de saúde e escolas municipais, eu sou um ótimo executivo.

Ora, eles fizeram um crescimento, porém desenvolvimento não se percebeu.  O posto de saúde de Benfica diariamente atende mais de 90 pacientes e somente temos 1(um) médico. Qual é a sua especialidade, será que atende as demandas. O lógico era ter mais médicos e com especialidades que mais demandassem atendimentos, numero a ser obtido por pesquisas. Já busquei atendimento neste local entrei as 12h00minhoras sai as 23h55minhoras. Temos remédios em quantidade e qualidade, temos alojamentos adequados e suficientes. E nas escolas, temos infra estruturas modernas e eficientes, temos professores atualizados, essas são as questões chaves que devemos estar atentos para poder dizer que existe qualidade.

Pergunta: Será que o Crescimento trará:

  • Redução      da pobreza;
  • Elevação      dos Salários ou de outras formas de renda;
  • Aumento      da produtividade do trabalho;
  • Aperfeiçoamento      das condições do trabalho;
  • Melhoria      das condições habitacionais;
  • Maior      acesso à saúde e à educação com qualidade;
  • Aumento      dos tempos de lazer;
  • Melhoria      da dieta alimentar;
  • Melhor      qualidade de vida em seu todo: Segurança, transporte, baixos níveis de      poluição;

Juiz de Fora tem níveis salariais baixos.

Pode haver crescimento econômico, mas se não houver distribuição justa, não há desenvolvimento.

Crescimento é quantidade e desenvolvimento é qualidade, melhoria das condições de vida.

O desenvolvimento econômico é medido através de indicadores de educação, saúde, renda, pobreza, etc.

O IDH é que mede o desenvolvimento humano. O IDH varia de 0 a 1.

Juiz de Fora está em torno de 0,82.

Atualmente existe falta de mão de obra qualificada no mercado e a origem de problema é a Educação.

Os políticos têm que abandonarem o discurso que afirma que estão preocupados com o desenvolvimento do município, mesmo porque, jamais poderá haver uma ilha de desenvolvimento cercada de pobreza, corrupção e atraso por todos os lados.