Blog

Artigo

Criar é importante, mas Inovar é muito mais.

27/06/2014

1280

Atualmente o ambiente negocial está muito acirrado, pois somente irão sobreviver aquelas que apresentarem diferenciais competitivos, tais como, satisfação do cliente, qualidade, tecnologia, criatividade e inovação.

A competência estratégica tem que ser priorizada pelos gestores, se for no achismo a empresa ficará totalmente obsoleta nesse mundo globalizado, ficará mesmo sem rumo e ultrapassada pelos seus concorrentes.

Grande maioria de nossas empresas ainda vive do passado, só se preocupam com as máquinas, processo de produção e volume de produção, esquecem que, o que é mais importante é a produtividade e que as empresas são compostas de pessoas, que são assimiladoras e criadoras de conhecimento.

O mundo globalizado em que vivemos permite que os concorrentes estejam em todos os lugares, não existem fronteiras e o processo de qualificação e revitalização de pessoas deve ser sempre perseguido pelas empresas.

Hoje a informação faz diferença e quem as tem, tem o poder. Televisão, rádio, jornais, revistas, internet, telefones, mídias, encontros, cursos, palestras, etc, estão a sua disposição, utilize-as.

As empresas devem-se adaptar a esses novos tempos, e reter talentos, buscar formá-los e incentivá-los, pois ele é que farão a diferença. Além disso, deve expandir as competências, com treinamentos e cursos de formação especifica e técnica, pois assim criará o seu modelo de gestão.

Temos que acabar com a Entropia, temos que agir, criar ações e metas, ter indicadores e dar o start da mudança. Temos que compartilhar junto aos nossos colaboradores, a nossa visão e missão, todos devem ser ouvidos, idéias com certeza surgirão. Uma política de Relações Humanas se faz necessário, pois temos que reconhecer o trabalho desenvolvido pelo colaborador ou pela equipe. Para que tenhamos um clima propicio a criação e inovação se faz necessário haver flexibilidade da liderança, não haver conflitos entre equipes de trabalho, gerar estímulos a trabalhos de equipe, disponibilizar e fazer realizar treinamentos constantes, disponibilidade de recursos orçamentários para fazer acontecer, senão as idéias serão levadas pelo vento.

O sistema arcaico de administração breca a inspiração e deixa a criatividade e inovação submersa. Para ser criativo, você deve fazer coisas diferentes todos os dias. Você não pode ser um sapo no buraco, esperando as coisas acontecerem. A rotina é um empecilho. Mude seu ambiente de trabalho, mude coisas em sua casa e em você, vá assistir novos filmes, novos shows, freqüente lugares que até então você não freqüentava, leia novos livros, com esse exercício a sua mente ficará ativa e trará novos estímulos, como irá melhorar a sua observação e fundamentar seus conceitos, engenhe irando idéias.

Em um habitat saudável, seus colaboradores irão desenvolver seus trabalhos com paixão, o que permite a manifestação espontânea da criatividade.

O sistema inglês de organização faz com que o colaborador possa entender a empresa como um todo, passando por várias áreas, pois assim você acumula conhecimentos, ampliando horizontes, o que facilita também a geração de idéias. Sinergia também é fundamental, pois a equipe coesa produz mais, pois irá somar os intelectos.

Temos também que eliminar os medos, pois existem pessoas que são extremamente tímidas e não conseguem implementar suas idéias, tem receio de se expor e medo da equipe zoar, para não parecerem ridículas elas se acomodam. A implantação de idéia é acima de tudo uma ação com determinação.

A criatividade por si só não basta, as pessoas tem que implementá-las e buscar a sua transformação em inovação, em todos os campos de administração, como no produtos, serviços, gestão e etc, se não você vai se transformar num ensaísta de prancheta.

Os gestores têm que exerce a sua liderança plena, pois o que vemos em algumas empresas e no país é a ausência da liderança, e ai, a empresa fica sem Norte, por fim, não podemos esquecer jamais de investir em tecnologia.

As únicas coisas certas da vida são as mudanças e a morte, qual você escolhe?