Blog

Artigo

Abrir um Negócio é uma decisão difícil. Negócio Próprio ou Franquia.

22/09/2014

1280

Um verdadeiro dilema na vida de um jovem ou de pessoas que ainda não encontraram seu norte, devidos a uma série de motivos, tem sido o grande buraco negro da vida.

Muitas pessoas me procuram para conversar, se estão no caminho certo ou o que devem seguir para alcançar sucesso. Acredito que isso ocorre, devido a essa tempestade que ocorre dia a dia em nosso ambiente macro econômico, tornando as pessoas incrédulas nas coisas em que acreditavam e que o País conseguiu inverter os valores.

Realmente é bem difícil decidir. Para isso necessitamos de dados, informações sobre o que desejamos, não basta termos apenas habilidades.

O que falar, então? Primeiro precisamos saber o que você pensa e deseja. Torna-se necessário colocar as idéias no papel, com isso estamos construindo o nosso sonho, tijolo, por tijolo. Não existe espaço para achismo. Temos que sermos profissionais e ótimos profissionais naquilo que queremos. Vamos pesquisar fotografar, ouvir pessoas, participar de grupos de estudos, seminários, cursos, vamos adquirir o hábito de ler.  Somos obrigados a aprender a aprender.

Não gosto muito de sociedade, dá muita discussão e desentendimentos, mas às vezes torna-se necessário e se for esse o caminho faça bem feito. Procure e identifique alguém que tenha também habilidades deferentes de você e que seja sonhador e competente, que tenha visão e por fim que tenha bons antecedentes. Sócio é meio a meio, não tente outro modo, não vai dar certo.

Bem você colocou seu sonho no papel e o quantificou, construiu seu plano de negócios, com a ajuda do SEBRAE e conquistou o sinal do seu norte. Não esqueça que podes também, optar para fazer o curso Empretec, que vai lhe dar muitas ferramentas para o seu sucesso.

Definido, o que fazer?: Negócio Próprio ou Franquia? Se sua atividade é inovadora e surpreendente, aconselho abrir um negócio próprio e voar para o seu norte, com força e vontade, que de certo serás um vencedor. Exemplos existem por ai, é só procurar no Google. Aviso, adquirir uma Franquia é muito mais caro do que montar o seu próprio negócio. Fora o investimento inicial, a taxa de franquia e obrigações pecuniárias (royalties, taxas de propaganda e marketing, vitrine, sistema, etc, podem correr outros custos.

Se você quer abrir um negócio e que correr riscos calculados em negócios que não tem ainda um conhecimento profundo e que precisa de imediato construir a sua vida, opte por Franquia. Se no campo de empreendedorismo a taxa de mortalidade de empresas é bem alto nos negócios próprios, no de Franquia é bem menor. Já existem experiências, donde se identificam gargalos possíveis de controle ou de eliminação.  Mas lembre, Franquia não é sinônimo de sucesso. Você tem que pesquisar, teve gente que quis abrir uma franquia, investiu cerca de 280 mil reais e o franqueador sumiu e levou o dinheiro que o casal tinha economizado para realizar o seu sonho. Tenha cuidado.  Existem os riscos é você tem que calcular, seja precavido.

Em regra, o novo gera uma enorme desconfiança, verifique a solidez de uma marca, mas não se esqueça que só a marca forte não é certeza de bom negócio, ajuda, mas não garante. Pesquise e a palavra mágica é a pesquisa. Também existem franqueadores totalmente imaturos e eles podem lhe trazer problemas sérios.

Contratar uma franquia não exige apenas dinheiro, volto a insistir como obrigação, inteira dedicação a pesquisa, estudo, dedicação, trabalho. O contrato é bilateral, existem direitos e obrigações.

Eu não sou mãe Dinah, para prever o que você vai fazer no futuro, apenas repasso alguns pensamentos sobre atividades econômicas.  Pessoas que já trabalham como funcionário empresas, com o emprego garantido ou não, me procuram para que eu possa lhe dar o sinal. Mas isso não depende de mim depende dele, podemos corrigir alguns desvios de caminho, mas depende exclusivamente dele. É muito difícil ter uma resposta pronta, para o incerto.

Uma coisa é real, o investimento em Franquia está em alta e escolhendo o segmento certo, você pegará uma experiência altamente gratificante e conseguirá realizar com sucesso os seus sonhos de ser dono do próprio negócio.  Existe um ditado: Nada se cria tudo se copia. A Franquia te oferece tudo pronto, basta saber utilizar com sapiência. O vôo solo é desafiador, mas é mais arriscado.

A decisão certa ou errada cabe a você. Mudar de vida é realmente angustiante, investir nossas economias é arrepiante, não tendo a resposta pronta é um desfio, mas ai é que está o valor do verdadeiro empreendedor, acreditar nos seus sonhos e partir para realizá-lo derrubado todas as barreiras físicas e psicológicas.