Blog

Artigos

Estratégia, Marketing e Matriz BCG.

05/03/2015

Matriz Bcg Preenchida

Na minha convivência com as faculdades, pude admirar esse método de administração chamado Matriz BCG. Sendo um método inteligente, analisa o ciclo de vida de um produto, nos dá condições de gerir nossa marca, construir um planejamento estratégico que certamente maximiza nossas vendas, abrindo mercados.

Quando comentei com um amigo consultor, ele me disse: Antonio Flavio esse assunto é restrito a grandes empresas, pois necessita de pessoas com formação para entendê-las e aplicá-las, eu até não discordei, mas o que eu vejo importância são os conceitos, que de certo irão mexer com o cerebelo.

Todo dia vimos empresas abrirem e fecharem, devido ao ambiente que se apresenta na conjuntura econômica do Brasil. As dificuldades são imensas e se não fosse o SEBRAE o quadro estaria bem pior. A falta de investimento tanto do setor privado como do setor público, tem trazido sérias conseqüências, inviabilizando uma possível retomada do crescimento. Juros altos, inflação alta, mais impostos e taxas, alta de serviços públicos, escândalos grosseiros, crises a rodo, corrupção generalizada, tudo isso mais outras coisas, tem contribuído para que o túnel fique definitivamente escuro.

O que fazer? Nessa situação não podemos nos acomodar e esperar o fim temos que agir.

Para vencer essas intempéries, temos que ser ora audaciosos e ora prudente, façamos a nossa parte, o governo algumas vezes fica de bom quando não participa. No mercado, temos que conhecer os nossos concorrentes, porém não podemos deixar de nos conhecer, somente assim teremos enormes chances de vencer a concorrência.

Com a globalização, todos que participam são teoricamente dinâmicos e audazes, o mundo evolui a cada segundo e a instabilidade da conjuntura é inevitável, por isso temos que estar atentos, com uma visão global e holística, pois essas mudanças afetam o ciclo de vida dos produtos.

Confúcio falava: “O sábio pergunta a si próprio a causa dos seus fracassos. O insensato pergunta aos outros”, isso nos ensina a decidir sem interferências alheias negativas. O empresário preparado sabe enxergar o óbvio e sabe o seu norte.

O sistema da matriz BCG a primeira vista parece muito complicado e de difícil entendimento, porém é um ledo engano. O sistema é por demais simples, Trata-se de um gráfico composto de figuras metafóricas constante de duas matrizes: participação de mercado e crescimento de mercado.

A visualizá-la, você irá entender qual a posição que o seu produto ocupa no mercado, o seu valor e a sua taxa de crescimento.

Lógico, vivemos na era da informação, ou era do conhecimento, ou era dos dados, tudo isso será necessário para a feitura da matriz.

Muitos outros profissionais utilizam a matriz para diversas aplicações administrativas e também utilizam diversas figuras metafóricas.

Na minha concepção adotei o seguinte:

Produto Estrela – No quadrante são apresentados os produtos que tem participação alta no mercado, valores relativos representativos, alto crescimento de vendas. São produtos rentáveis, mas exigem um enorme fluxo de caixa;

Produto Vaca Leiteira – É aquele que dá leite todo dia, isso é: gera caixa de maneira continua alta participação no mercado, mas seu crescimento é muito lento no mercado, tem o custo baixo e tem alta rentabilidade, gerando assim os excedentes;

Produto Cachorro – São aqueles produtos de lato valor intangível para os donos, tem baixa participação no mercado, pois já viveram a curva do ciclo de vida, mas o valor emocional é muito grande, temos que alimentá-los senão eles morrem. Lembram aquele produto que foi o seu carro chefe e hoje apesar de não vender muito ainda sobrevive. É o dito cujo.

Produto Criança – São aqueles que possuem um elevado potencial no mercado, precisam de muito investimento para que futuramente possam galgar a posição de Estrela, pois detêm em potencial, inovações futuras, pois participam do programa de pesquisa e desenvolvimento da empresa e tenderam a ser também produtos Estrela.

Viu como é fácil, não esqueça de que temos que pesquisar mercado para ver a posição de nossos concorrentes, temos que pesquisar informações de crescimento em revistas especializadas sobre crescimento de produtos no mercado, enfim temos que fazer funcionar o instinto de espião.

Valorize os profissionais que estão no mercado, contrate um da área de marketing ele saberá utilizar esse método, tenho certeza.

Por fim, lembre que o pensamento estratégico é um fator determinante no crescimento de qualquer negócio.

matriz-bcg-preenchida

Matriz BCG