Blog

Artigos

Desemprego à Vista? Seja um Caçador de Oportunidades.

01/04/2015

Desemprego1

Vivemos um período de contração dos meios produtivos do país, devido à atual política altamente restritiva, falta de investimentos públicos e privados, elevação das taxas de juros e alta de inflação e por fim a alta do dólar.

Com isso, fatores como arrefecimento da indústria faz com que haja uma sinalização de crescimento do desemprego e baixa arrecadação de impostos.

É mais fácil demitir do que empregar os instrumentos da administração moderna, como melhoria da produtividade e capacitação de mão de obra, retendo assim talentos.

Essa adversidade macro e micro, apesar da perversidade, geram oportunidade de criação de atividades econômicas, permitindo a você ser um cidadão ativo nessa sociedade diferenciada.

Porém chamo atenção que para que você seja um Caçador de Oportunidades e depois se transformar em um empreendedor bem sucedido, você deve ficar atento as seguintes habilidades: Ser persistente, correr atrás, fazer quantas vezes for preciso, não desistir em nenhuma hipótese; Se comprometer com aquilo que foi objetivado, se entregar de corpo e alma, ser você; Buscar oportunidades e ter iniciativa, não ficar como o sapo no buraco esperando as coisas acontecerem, que um dia virá o salvador e vai solucionar o seu problema. Tome a iniciativa de procurar alternativas e oportunidades, quem sabe se transformando num caçador de oportunidades, afinal somo seres vivos; Exigir qualidade fique no lugar do cliente, pense como o cliente, seja por um dia o Rei. Qualidade é uma virose que todos desejam ter, se contamine; Buscar informações aprenda de uma vez, que perguntar não ofende que vivemos na era da informação, sem dados não há como enxergar o nosso norte. Participe de tudo o que puder de oferta de conhecimentos e você se transformará em um ser diferencial; Ter autoconfiança acredite em você, pois se não acreditar você será sempre um derrotado. Transmite a todos a sua autoconfiança, centrada na base de seus conhecimentos e experiências. Se de valor; Seja persuasivo e tenha uma rede de contatos, faça valer o seu pensamento, a sua idéia, demonstre capacidade e inteligência, somente assim, todos irão acreditar em você, insista, não existe o não, nada é impossível. Lembro a você que sem relacionamento, você é um ser isolado. Mesmo que você tenha habilidades e um ótimo Curriculum, para vencer nos dias de hoje você necessitará de relacionamento, é o fio da miada de oportunidades.

Agora você está habilitado a ser o Indiana Jones do mercado, ser um potencial caçador, porém preste atenção aos detalhes: Teve uma idéia de negócio? Acendeu alguma luz forte no celebro? Teve um insite quando estava pescando em Cabo Frio ou no Rio do Peixe? Anote no papel e começamos a montar a estratégia para descobrirmos o nosso futuro.

Definido a atividade, vista a indumentária de caçador e parta para a caçada. Leve um gramofone e coloque no ouvido, ouça atentamente as queixas e os elogios de seu negócio futuro na rua junto ao concorrente. Anote tudo formalmente. Com isso você não estará propenso a cometer os mesmos erros da concorrência e ainda irá aperfeiçoar com o que há de bom. Saber ouvir é um dom. O próximo passo é de adquirir um binóculo dos bons, aqueles grandes com visão noturna e de longa distância. De posse de um, saia e vá aos lugares da concorrência ou de grande movimento e fique observando o quanto possível. Anote tudo, fotografe, veja o que será preciso para ser diferente e melhor, os japoneses fazem muito isso, nas feiras.

Já esboçou o que deseja montar, então vá e busque adquirir habilidades para a atividade. Torne-se um mestre no que vai fazer, faça com qualidade e amor, faça a diferença, seja uma nota dez. Em todas essas tarefas, não se esqueça de ser eficiente naquilo que deseja, procure ser mais, seja eficaz. Com isso, evitarás erros e prejuízos e ganharás com a produtividade. Seja atualizado, leia, veja TV, ouça rádio, converse com pessoas experientes, converse com todas as pessoas, aceite conselhos. Acompanhe as estatísticas, se globalize somente assim, você terá uma visão holística do mercado interno e externo, os comportamentos dos clientes e os passos da concorrência.

Nesse processo você terá conhecimento de novas oportunidades de mercado, como, lançamentos de produtos, novas leis de benefícios para redução de impostos, eventos nacionais e internacionais de repercussão, o que vai lhe propiciar se inserir na onda que está passando e ai, aproveitando o nicho, auferir lucros, porém momentâneos, já que você pegou a onda do momento e ela se vai com o tempo. Destaco que se você realmente quer ser um empreendedor vencedor, você terá que ter um espírito de competidor.

Pois o mercado é uma olimpíada constante em nossas vidas e se você estiver bem preparado irá vencer todas as oportunidades que surgirem.

Seja um Johnny Bravo do ambiente negocial ou um Kick Butovisk, acredite em você, de valor a você e mostre a sua superioridade, no mercado não há espaço para os tímidos.

Espero que essa conversa tenha ajudado a você a refletir e levá-lo a tomar uma atitude empreendedora, seja diferente, o mar atualmente não está para peixe, vários tsunamis a vista e emprego será uma coisa rara, mas trabalho não, não perca as oprtunidades.