Blog

Artigos

Novo Instrumento de Administração: O Negossímetro.

24/02/2016

Desemprego1

 

Existem tantos modismos na Administração, que agora sai à sensação do momento: “O Negossímetro”.  Baseado em estudos de relações humanas e pesquisas cientificas, pois elimina definitivamente o Stress, “O Negossímetro” nos infere a utilização de negativas generalizadas, evitando assim que você seja apontado como responsável pela não compra de materiais, vendas não realizadas ou mal realizadas, falta de recursos financeiros na empresa, resultados negativos no balanço, enfim, nos traz a tranqüilidade, pois não existe culpado e sim, suposições infundadas que nunca serão comprovadas, o que nos leva ao conforto de não ser indiciado em quaisquer inquéritos administrativos.

Simplesmente basta negar. Eu não sei de nada, eu não vi nada, eu não ouvi nada e eu não falei nada, mesmo quando as provas sejam evidentes. “O Negossímetro”.

Outro exemplo,é você indicar pessoas para trabalharem em empresas, simplesmente para agradecer favores de outrem, sem que o indicado tenha apresentado habilidades profissionais para o desempenho da função e conhecimento das matérias a serem abordadas.  Vimos isso acontecer constantemente em empresas e instituições brasileiras, nos tornando assim improdutivos e não competitivos. E quando acontecem problemas sérios, utilizamos o instrumento “A Negação”: Não fui eu quem indicou. Nunca sequer vi o sujeito.

Esse tipo de administração o “Laissez – Faire” – expressão símbolo do liberalismo econômico, que só se aplica no ambiente de mercado e não na administração de empresas é que vem trazendo sérios problemas nas instituições e empresas brasileiras. Com relação ao mercado, ele deve funcionar livremente sem interferências, apenas com regulamentos suficientes para proteger os direitos de propriedade, mas isso não funciona no dia a dia da administração, pois a empresa tem que ter a presença de seu líder comandando e coordenando os processos definidos no planejamento e não livremente e se houver essa anarquia nem os direitos de propriedade serão preservados. A ausência do líder ou do dono transforma a empresa em lugar de ninguém, lembro a eles que existem instituições de ensino que podem auxiliá-los na administração, como o SEBRAE. Cerca de 84% das empresas do país apresentam problemas sérios por falta de capacitação gerencial, se quisermos sermos competitivos temos que mudar.

Quando falamos que existe uma enorme distorção de valores no país, o que expomos é a pura realidade. Pessoas assumem cargos e funções sem apresentarem condições técnicas para tal, surgidas por apadrinhamentos como definimos no conceito de QI e PHD.

QI é quem indica e PHD é parente dos homens da diretoria e ai as empresas fecham e as pessoas colocam a culpa no governo. Todos são culpados, mas negam, é o direito de defesa.

A vida nos ensina dia a dia, que, o que é certo é errado e o que é errado, é certo. Exemplo maior é o que acontece na economia brasileira e na atual política. O Brasil é um verdadeiro Laboratório Econômico e eles negam dizendo que a culpa de tudo é do mundo, que aqui foi feito tudo certinho. Lembram da marolinha. O Mensalão existiu ou não, ou é caixa 2. Bem segundo a legislação caixa 2 é crime  e eu pergunto para quem. A operação Lava Jato é o maior exemplo da aplicabilidade do novo instrumento da administração, nunca vi tanta gente negar, mesmo quando é visível o fato. Temos sim que ensinar o mundo essas técnicas, o brasileiro é visto como a pessoa super inteligente nas administrações financeiras, guerreiro que sobrevive a inúmeras crises e crises cabeludas, o que não acontece com eles.

Vimos também o caso da CBF aonde não existem culpados todos são inocentes.

Tenho conversado com vários alunos de faculdades, principalmente empresas juniores, donde colocamos a necessidade da busca de valores, como diferencial de sobrevivência, em um país que a cultura é bem diferenciada, segundo o meu ponto de vista para pior. Nunca vi tantos “Pedros” em destaque. O que importa para o cidadão é o valor. A pior coisa que acontece nesse metiê é a omissão.

Resumindo, se você vai assumir alguma coisa, procure saber o que é como funciona, o que precisa, com quem está contanto, qual é a missão, utilize os instrumentos reais da administração. Administração não é brinquedo, é coisa séria, sua empresa é a realização de seu sonho, tenha maturidade administrativa, se tiver que contratar, contrate, mas contrate pessoas certas para os ligares certos, somente assim as coisas irão fluírem e você não precisará negar, administre o seu tempo dedique mais ao que se propôs, senão você será um forte candidato a ser um “fruto do mar”.

Encerrando o que me assusta é que os números do negossímetro no País é bastante assustador.