O empresário quando abre um negócio tem como objetivo lucrar, porém para obter essa premissa tem obrigatoriamente de colocar seus produtos e serviços no mercado, simplesmente: vender.

Nem sempre os empresários conseguem atingir suas metas de vendas, mesmo com um bom produto ou serviço.

Precisa convencer o cliente a adquiri-las, mesmo que eles não demonstrem a necessidade de ter o bem. Seu vendedor deve ser consciente de que existe a necessidade de identificar os desejos do cliente. Tem que criar um dialogo com o cliente e descobrir suas necessidades e propor a ele soluções.

Em um cenário de alta concorrência, a administração dos preços torna-se fundamental, pois o mercado nos demonstra que os clientes levam em consideração mais o preço do que a qualidade.

Para que você consiga atingir essa premissa, você deve promover ações de redução de custos e ganho de escala, visando então oferecer produtos e serviços a preços mais competitivos, não deixando de lado a qualidade.

Busque otimizar sua produção sem desperdícios evitando processos que não agregam valores e gerem custos, uma verdadeira reengenharia. Agregar a redução de despesas administrativas, aumentar a base de clientes, além de pesquisar fornecedores de matérias primas mais baratas.

Economia de escala é o grande chavão, pois os fornecedores normalmente praticam preços mais em conta quando o volume de comprar aumenta, relação custo/volume. Com isso você se fizer um grande pedido poderá obter preços favoráveis e disponibilizar produtos mais baratos.

Reduzir custos e obter ganho de escala são os objetivos, mas torna-se necessário investimentos em maquinário visando otimizar a produção buscando atender a acréscimos futuros de vendas.

Outro ponto importante para aumentar as vendas é: Definir seu público alvo ou o seu novo público alvo. Me refiro a questão relativa a atender um publico que se preocupa com a qualidade e o outro que se preocupa somente com os preços.  O mercado também é importante no as pacto de localização, ficar restrito a uma cidade ou aumentar a sua abrangência. Você deve construir um plano de marketing que vise comtemplar o mercado nacional. Análise os pós e contras as suas potenciais demandas e opte pela melhor opção. Não esqueça que você deve superar as expectativas dos clientes, afinal ele é o Rei.

Eu que sou um Gestor de Qualidade, sugiro que você adote o modelo de gestão com qualidade total, oferte produtos de alta qualidade e o seu sucesso será infinito.

Lembre-se que a melhor maneira de aumentar suas vendas é identificar as lacunas a serem preenchidas, por isso é que eu dou um extremo valor a pesquisa, sem dados você não consegue visualizar o futuro de sua empresa.  Filosofando, acrescento que as pessoas não compram produtos e sim, soluções para os seus problemas. Sendo assim, descubra esses problemas e transforme sua empresa em uma revolvedora de problemas, garantido a sua caminhada.

Reflita: nada é impossível de se resolver ou atingir, você utilizando as suas habilidades e competências, com certeza irá atingir os seus objetivos.

Com esses conceitos somados ao seu conhecimento de gestão, você irá atingir as metas de vendas, como também, irá exceder as expectativas de seus consumidores, um grande diferencial, que irá lhe permitir a continuidade de suas vendas. Por fim, não esqueça de aperfeiçoar seu quadro de vendedores e adotar a utilização da pesquisa de necessidades dos clientes, para que você não se torne míope de mercado. Boa Gestão.