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Distribuição de Certificação de Qualidade.

01/12/2008

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Nada se leva a sério, tudo é brincadeira. Frase que vai se sustentando em nosso país. Me lembro quando trabalhava em indústrias, em que a qualidade era simplesmente um departamento existente cuja a função er a de receber mercadorias. Lá se examinava todas as mercadorias para ver se estavam nos conforme. As que não estavam, nós devolviamos, era simples assim. E algumas empresas também tinham na saída de seus produtos, mas mesmo assim, ocorriam falhas e falhas graves, como mercadorias em exportação que chegavam ao cliente sem acabamento. O tempo passou, as mudanças foram implemantadas e surgiu então o conceito de Qualidade Total. Qualidade Total, conceito amplo, pois sua definição mostrava os cuidados e ações que toda empresa tomava desde o processo de entrada(fornecedor), produção, e o envio até o  cliente consumidor. O Sebrae/MG lançou o programa Qualidade Total, que não era um curso e nem um treinamento e sim um programa de implantação com duração de 2 anos e 6 meses. Belíssimo programa, dividido em 3 etapas: 1ª Conceituação e filosofia;2ª De Olho Na Qualidade(5 S);3ª Normas e Procedimentos, quesitos básicos para participar do programa ISSO é 9000 da mesma entidade. Com isso a empresa dava seu passo para entrar de cabeça erguida no mercado, tendo todas as condições de competir e vencer. Belos tempos. Atualmente, vimos uma série de empreas ostentando prêmios e denominações: Prêmio Top Mindde Qualidade ou Minha empresa tem qualidade, logomarcas seguidas da palavra qualidade. Façam a pesquisa e vocês vão perceber que é 171. Isso é, propaganda enganosa, pois destratam o cliente depois da compra, enviam produtos com defeitos,ignoram o cliente quando esse vem reclamar do mau funcionamento ou solicitando conserto, as autorizadas despreparadas, restando ao cliente o milgagreiro Procon. Chego a conclusão de que realmente o preço é o item de desiquilibrio desses conceitos modernos de administração. Muitos empresários vêem qualidade como custo e se o mercado está muito competitivo, eles deixam de lado a qualidade e baixam o preço. E assim, vendem, vendem e vendem. É a realidade? Sim. Vivemos em um país emergente(nome bonito para país de terceiro mundo), aonde temos 4 classes sociais: A,B,C,D e os miseráveis, logo o preço faz a diferença. Produtos exportados vão com qualidade, pois os consumidores externos exigem qualidade, porque nós não podemos ter o mesmo tratamento?. Será que a  qualidade é modismo: Qualidade Total, Benchmark,ABC e Reengenharia, qua saudade. Meu trabalho é acreditar que esses conceitos são válidos e ajudam o empresário no seu processo de competitividade, nunca desistir, já dizia o meu guru, Luciano ex-gerente da regional do Sebrae/MG em Juiz de Fora,  porém alerto as pessoas para as propagandas enganosas que estão quade todos os dias estampados nas revistas, jornais e sites. Procurem saber quem são eles e façam então uma boa compra com responsabilidade e cidadania. Qualquer ação que vise melhorar sua empresa e torna-la saudavel para o mercado não deve ser encarada como custo e sim como investimento, não esqueçam disso. Retornos só vem com investimentos e nunca se esqueçam que a  qualidade faz parte de nossa vida e que o cliente sempre será o  o Rei.