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O grande segredo da administração: saber aprender

05/07/2010

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Muitos empresários são levados ao fracasso por sua própria culpa, apesar do  seu espírito empresarial e não empreendedor. Juntaram dinheiro, trabalharam como burros, criaram com muito orgulho as suas empresas e fizeram aquele curso Sírio e Libanês de não abrir a mão, pois a empresa é dele e de sua família e não dos outros. Nunca passou na sua cabeça que o funcionário é um aliado ou um parceiro para o seu sucesso e engrandecimento. Não querem perder um tostão. Criaram ao seu redor uma redoma de vidro que os protege contra todos. Qualidade total nem falar, pois o conceito invoca a figura do colaborador e para esse tipo de empresário ele é o seu principal inimigo. Chegamos então a uma falácia nas divulgações das relações entre capital –trabalho. O que se vê é o engrandecimento por sorte ou destino, acredite se quiser. São verdadeiros trogloditas da administração, são prepotentes, são os donos da verdade, não aceitam de forma nenhuma opinião de seus colaboradores, depois quebram e vão com grande ardor culpar o governo. São pessoas habilidosas, tem conhecimento técnico, mas não detém o conhecimento de administração e ai, causam uma serie de atritos no relacionamento. Algumas vezes são ingênuos, acreditam nos outros que não fazem parte do seu time e de outros times e ai mora o perigo. O grande segredo da administração é saber a aprender a aprender, mas tem que ter humildade. Grandes empresas multinacionais nos têm dado exemplos de sucesso em suas administrações, com a criação dos comitês e conselhos internos para cada instrumento do planejamento, permitindo assim alcançar com sucesso o objetivo definido, após várias reuniões de trabalho, donde cada opinião tem um valor imensurável. Vivemos a era da competência, a era do capital intelectual, sobreviveram aqueles que deterem estratégias diferenciadas, desenvolvidas por capital humano altamente capaz. Temos que ter visões holística temos que quebras inúmeros paradigmas, temos que ter iniciativas, temos que buscar constantemente a inovação, somente assim, teremos um plus a mais no mercado, obtendo chances de liderá-lo. Benchmarking para alguns parece ser um palavrão, mas não é, é um instrumento eficaz da administração. Faz parte do quadrante: Total Quality, Active Basic Cost, Reengenharia e Benchmark. Na minha vida de consultor e economista, pude perceber essa ignorância, travestida por prepotência, o que me levou a agir como mineiro e alemão: um pé na frente e outro atrás. Muitos micros e pequenos empresários, que conseguiram ser empresários, trabalham duro na produção para mostrar que trabalham, andam sujos e acham que isso é que é o correto. Quando investem em maquinários ou em ampliação de plantas industriais, utilizam o seu capital de giro ao invés de recorrem a bancos oficiais que ofertam linhas altamente atraentes a um custo abaixo da média do mercado e alongo prazo. Quando você chama-lhe a atenção ele fica irritado e fala que você não sabe nada. Quando você fala que eles têm que fazer um planejamento, um plano de ação, um fluxo de caixa eles esbravejam e dizem que não tem tempo para essas coisinhas. Trabalhei muito em empresas nacionais e internacionais, tendo ocupado vários cargos importantes, como gerente de produção, O&M, Custos, Contabilidade e planejamento e Controle da produção e quando fui dar uma alternativa para esse tipo de empresário ele me disse que eu não tinha trabalhado no chão de fabrica e por isso a minha opinião não tinha valor. Quando falava de Mark-Up, ele me dizia que não precisava pagar um profissional de custos, pois ele tinha em mente e ouviu de outros que a taxa de marcação de seus produtos era de 2, 5% sobre o preço da matéria prima, um verdadeiro suicídio inocente. Acredito que ainda é cedo para mudar essas mentalidades, pois o Brasil possuí 98% de empresas no porte de micro e pequena e sua mortalidade está centrada na falta de capacidade gerencial. São verdadeiros sapos no buraco. Até quando. Todos acham que são os bons, que são os melhores. Exemplo é o da Seleção Brasileira. É a melhor do mundo, não existe igual. Perdemos e sempre iremos perder se não houver participação de todos. O empresário não pode esquecer que a empresa é uma família. Todos devem convergir para um único objetivo. Todos são colaboradores e cooperadores. É a filosofia da equipe. Não temos estrela. A sociedade está cobrando cada dia mais: meio Ambiente e Responsabilidade Social Empresarial. Mude! Aprenda a aprender.

“Em trabalho de Equipe, ninguém é o maior, todos sâo grandes no resultado” Nestor Pereira