Blog

Artigo

O Sonho de ser um empresário, pode se transformar em pesadelo.

08/08/2014

1280

Pesquisas apontam que 80% das empresas iniciantes fecham suas portas por falta de capacitação gerencial e é isso que vem ocorrendo por ai.
Muitas pessoas desejam abrir um negócio para poder sobreviver, outras por sonho e também para não ter patrão, mas cuidado, pois o tiro pode sair pela culatra.
Sempre quando futuros empreendedores me procuram para que eu lhes dê um norte tanto em aspectos de financiamento como em atividades mais lucrativas, chamo a atenção deles para a necessidade de elaborar um Plano de Negócio, que com o tempo deixou de ser um documento especifico para se obter empréstimos e financiamentos.
O que temos visto é que grande parte das pessoas iniciam suas atividades no escuro, sem ter uma bussola e sem ter uma pesquisa de mercado.
O fechamento de empresas tem como causas, a falta de planejamento, conhecimento, experiência, gestão e postura.
Pesquisa do SEBRAE nos informa que 46% dos empreendedores iniciaram suas atividades sem conhecer os hábitos de consumo dos clientes e nem o universo potencial de demanda de seus produtos. Não tinham noção do quantum teriam que ter para começar o negócio e mante-lo, como também, quem eram os seus concorrentes, verdadeiro vôo cego.
O desconhecimento de gestão também é fatal, pois não adianta ter somente habilidades, se você não tem conhecimento mesmo que superficiais de finanças, clientes, marketing, mercado, oportunidades e riscos calculados.
É fundamental que esses empreendedores, além de fazerem seu Plano de Negócios, monitorando trimestralmente, eles procurem o SEBRAE para adquirirem conhecimentos, principalmente fazer o curso do Sebraetec, que com certeza lhes trarão maior tranqüilidade na realização de sues sonhos, aliás, no país não se ensina a sonhar e esse é o nosso grande defeito.
Aprender a aprender é fundamental para o nosso dia a dia, então não deixe de participar de fóruns, simpósios, palestras, seminários, cursos, esqueça que na sua cabeça passe o pensamento de que isso é custo, pois não é, é investimento e do bom.
Você quando abre um negócio, você está investindo as suas economias de uma vida ou de sua família, então se prepare, veja os riscos e calcules os mesmos, mas acredite no seu sonho.
Tente ser diferente, não pense só nos preços, não pense que em um mês você irá ter o retorno de seu investimento, sentimento imediatista das pessoas (cultura), tudo é calculado, o pay back médio dependendo do investimento fixo é em torno de 2, 5 anos.
Tente utilizar a informação e tecnologia em seu proveito e verás o resultado. Vivemos a era da informação e competência, se inclua nela e seja um vencedor.
Nossa cidade já acena novos tempos, pessoas já começam a entender que temos que trocar as nossas matrizes industriais, temos que investir em tecnologia e inovação, o Parque Tecnológico a ser implantado nos mostrará um novo tempo de riqueza e conhecimento.
Se os governantes não fazem o seu dever de casa, nós fazemos, Deus nos deu a inteligência e ela é para ser utilizada, invista nesse setor e vamos mudar nosso país. Nosso país vive a era dos dinossauros, mas nós não podemos compartilhar isso, mudemos os nossos paradigmas, vamos usar a nossa visão de futuro.
A nossa economia está estagnada e estamos em recessão, pois a indústria não cresce e esta arrefecida, bem como, os outros setores da economia, não estão propensos a investir pelas incertezas do país e da economia mundial, o pais luta para sobreviver e o pior é que temos eleição em outubro, tempo de gastos excessivos.