Blog

Artigo

Perspectivas do Empreendedorismo para o ano de 2015.

14/01/2015

1280

O cenário é bem preocupante, nada bom, crescimento baixo do PIB, isto é, de nossas atividades econômicas, visto incertezas de futuro e um presente conturbado.

Reajustes de preços, economia desacelerada, aumento do desemprego, aumento da taxa de juros, inflação pressionada, baixo investimento e poupança e por fim aumento de impostos, fatores decisivos para inibir o crescimento.

Nas dificuldades é que vemos as nossas grandezas, partindo desse principio, aconselhamos os cidadãos a terem calma. Tome as seguintes atitudes: Pense diferente e faça diferente, não seja mais um na multidão, esse é o segredo. Não tome decisões precipitadas em função do desespero de uma colocação ou de um inicio de atividade econômica. Não trabalhe com o achismo, como dizia o saudoso Francisco Antônio de Mello Reis, tenha base de dados e para isso, torna-se necessário que pesquise, participe de cursos, treinamentos e encontro do ramo, prepare-se bem, a concorrência é igual ao cowboy italiano, Ringo em sua fala de frente ao malfeitor: Ringo não perdoa, elimina.

Para sermos otimistas devemos raciocinar da seguinte forma: Todo problema é uma oportunidade, nada é impossível, nós é que não fomos incompetentes para resolver.

Temos que ser caçadores de oportunidades, devemos ter habilidades adquiridas, ter uma ótima visão do mercado e saber ouvir, o que é certo e errado. Vá a Feira de Empreendedor do SEBRAE/MG e veja as oportunidades ofertadas e com cautela escolha o seu norte. Para se aperfeiçoar e se conhecer melhor, matricule no Programa da ONU disponibilizado pelo SEBRAE denominado EMPRETEC, ele irá subsidiar o seu norte.

Me chama bastante a atenção o chavão de Nizan Guanaes, publicitário:” Enquanto eles choram, eu vendo lenços.”

Existe um ensinamento do Programa de Qualidade Total que cai como luva em nossa conversa: Tire a bunda da Cadeira. Corra atrás de seu objetivo com muita força e foco, não desanime, pense num ditado: O melhor ensinamento de vida é o erro. Arregaça as mangas, ponha no papel o seu sonho, faça um Plano de Negócios e vá em frente, acredite em você e no seu negócio. O ano de 2015 será impreterivelmente desafiador.

A mim como consultor o que me preocupa é a possível mudança de placar na estatística de Empreendedorismo no país: atualmente temos que 71% de empreendedores são por questão de oportunidade de mercado e que 28% são por necessidade, podendo o valor relativo aumentar pela razão de necessidade, em função da conjuntura que se desenha para 2015.

Se por acaso ocorrer o imprevisto, veremos um maior índice de mortalidade  de empresas, em decorrência da inexistência de planejamento , conhecimento e preparo, fatores que contribuem para a maior incidência de erros. O Planejamento é fundamental, prioridade máxima. Temos que saber aonde vamos pisar, quem são os nossos clientes em toda a sua amplitude e devemos conhecer a fundo os nossos produtos e serviços. Pesquise.

Todas as pessoas podem e devem ser empreendedoras, mas nem todas tem vocação ou perfil, cuidado com isso. Nessa caso, procure um sócio que poderá ser a sua alma gêmea nos negócios, você tem habilidades de produzir e ele tem habilidade de vender e controlar. Busque se completar. Faça tentativas.

Acredito muito nos jovens de hoje a tão comentada Geração Y, acho eles muito empreendedores, as Starup´s são exemplos.

Pela minha experiência posso dar alguns viés de atividades para quem que ser empreendedor e não está tendo start´s de idéias ou sonhos, calcule os riscos:

O setor de Alimentação sempre será ascendente, ninguém vai deixar de comer ou se alimentar, crie nessa área, porém lembre que se está querendo reduzir custos parta para o Delivery. Ninguém vai deixar de usar produtos de limpeza em sua casa ou escritório e também vemos muita gente se cuidando da aparência, sugerimos investimento no setor Químico/ Fármaco. No setor de serviços chamamos a atenção para os PetShop´s, crie diferenciais, como o PetShop móvel, as pessoas querem comodidade. Marketing Digital e E-Comerce estão em pleno vapor, afinal estamos na era da tecnologia da informação. Nicho atual é de serviços domésticos, como reparos, manutenção, consertos de maquinas de lavar, vazamentos em casa, consertos de aquecedores, pinturas em geral, consertos de maquinas de podar grama, viagens internas e externas. Salões de Beleza, cabeleireiros, manicure, tratamentos de pele, massagens, etc.

Avalie seus sonhos, priorize e vá em frente, leve em consideração que a maioria das pessoas que vivem em nosso país pensam da seguinte forma com relação a sonhos: 45,2% desejam adquirir a sua casa própria; 42,5% desejam viajar, conhecer lugares e por fim 34,6% desejam abrir o seu próprio negócio, veja aonde você se enquadra.

Para terminar a nossa conversa, veja se você realmente se enquadra no conceito de Empreendedor; Você é otimista? Tem autoconfiança?Tem coragem para encarar riscos?Controla os seus medos? Gosta de ser reconhecido? Acredita em sonhos? É resiliente e persistente? Se respondeu positivamente essas questões, você é em potencial um empreendedor, empreenda, corra atrás de seus sonhos e vá a galera.