Blog

Artigos

Construa o seu amanhã com Planejamento de sua Vida.

08/06/2017

Anete Lusina 382329 Unsplash

Vivemos momentos de turbulência e às vezes tontos não percebemos a gravidade de nossa omissão quanto a decisões sobre o nosso futuro.

Muita gente gosta de viver os momentos, pois raciocinam que a vida é muito curta e que devemos vive-los intensamente, pois não sabemos o dia de amanhã.

Existe controvérsia sobre a questão, devemos analisá-la sobre diversos ângulos.

Realmente vemos muita gente que está morrendo com idade inferior a sua e também superior e ai, você pensa: coitado economizou a vida toda e morreu, não aproveitou a vida, por isso eu vou aproveitá-la e viver intensamente os segundos que eu tenho dia a dia.

Como conservador, eu prefiro de acordo com a minha vivência optar para o planejamento de minha vida e dos meus.

Temos certezas somente da morte de das mudanças. Sendo assim, vivo constantemente mudanças no ambiente, na saúde, no ensino, na tecnologia, etc. Essas mudanças nos propiciaram um aumento de expectativa de vida de 80 anos em média e ai temos que nos ajustar a esse dado estatístico.

O que é real é que o Brasil está ficando com a população mais velha e esse mercado está atraindo inúmeros investimentos, fazendo a economia girar.

Temos que estar preparados para viver mais e com qualidade concorda?

Outra coisa que me chama atenção, é que viveremos um aumento de custo de vida n terceira idade. Gastos estonteantes com Planos de Saúde, o que eu acho um absurdo, um aumento descontrolado de medicamentos em geral.  Chamo a atenção que esse é um caso que varia de pessoa para pessoa, mas destaco porque acredito que atinge mais as pessoas carentes e os aposentados pelo sistema medíocre do governo.

Por isso, chamo a atenção para o planejamento de sua aposentadoria complementar. A atual do governo está sendo votada indexada a Reforma da Previdência. Reforma essa que eu tenho as minhas dúvidas sobre a necessidade, pois não foram feitas auditorias, não foram cobradas dívidas milionárias de empresas, as contribuições de Senadores, Governadores, Deputados, etc, não foram apresentadas ao cidadão, recursos que agregam a previdência não foram divulgados.  Acredito se tudo isso fosse resolvido não iríamos necessitar de fazer a reforma. Do jeito que está à reforma torna-se importante.

Quando falo de planejamento, me refiro também às questões individuais de cada um, como: realização de viagens, feitura de cursos para aprendizagem de novas especialidades, criação de hobbies e também a questão de participação em projetos sociais.

Com esse raciocínio de que devemos nos preocupar com o amanhã, acredito que independentemente da idade, todos devemos investir na aposentadoria, me lembra a fábula da formiga, para que não sejamos pegos de surpresa, em um país que é um verdadeiro laboratório econômico.

Que tal começarmos hoje, ao receber o seu salário, reserve um percentual para aplicação em sua aposentadoria. Não deixe seus sonhos nas mãos de outrem, bem como o seu futuro, faça algo por eles e rápido, decida.

Temos que quebrar nossos paradigmas, organização e disciplina não fazem mal a ninguém, o ambiente em que você vive é sua responsabilidade, mude os seus conceitos e acredite no amanhã e em você.